Skip to content

I SEFELI Workshop: Novos Letramentos e Ensino de Língua Inglesa

2011/05/03

Prof. Ms. Ana Paula Duboc (Doutoranda da USP) Prof. Ms. Andréa Mattos (UFMG / USP)

Com os recentes processos de globalização e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicações da era digital, o ensino de línguas estrangeiras experimenta grande revalorização, na medida em que diferentes povos, culturas e línguas transitam pelas diversas mídias digitais, num cenário de grande diversidade linguístico-cultural. Nessa perspectiva, o inglês assume novos papéis que se expandem para além do estudo de regras gramaticais ou de sua estrita função comunicativa, tornando-se importante ferramenta crítica nas sociedades digitais. Este workshop tem por objetivo discutir esses debates recentes sobre os novos papéis do inglês e a forma como isso afeta nossos contextos escolares. Para tanto, o trabalho irá introduzir noções relativas às teorias de novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico, tomando como ponto de partida as Orientações Curriculares para o Ensino Médio ? Língua Estrangeira (Menezes de Souza; Monte Mór, 2006) de forma a discutir a transposição
dessas teorias para a sala de aula de língua inglesa em contextos da educação básica. Além da abordagem de aspectos teóricos, como os conceitos de língua, texto e pedagogia, o workshop será voltado para o planejamento de atividades de forma dinâmica e colaborativa, articulando demandas globais e as necessidades locais trazidas pelos participantes.

Palavras-chave: língua inglesa, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, global-local.

Seminário sobre Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (I SEFELI) Este primeiro seminário busca consolidar o trabalho dos professores de inglês do departamento em torno de projeto de pesquisa voltado para a formação de professores de língua inglesa em Sergipe.
sites.google.com/​site/​sefeliufs/​

O evento, desta forma, reunirá pesquisadores envolvidos com temas semelhantes no Brasil e no exterior, em especial aqueles vinculados ao Projeto Nacional Novos Letramentos, sediado na Universidade de São Paulo.
projetonovosletramentos.blogspot.com/​

Andréa Machado de Almeida Mattos is a PhD candidate at the Universidade de São Paulo. Her research project at the centre was Critical Literacy in Public Schools.
Ana Paula Duboc is a PhD candidate at the Universidade de São Paulo. Her research project at the centre was Language Teacher Education: Local Curricula, Global Issues And The New Literacy Studies

Advertisements
Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: